Oficiais de Justiça alertam para falta de segurança no entorno de Brasília

O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (Sindojusgo) Moizés Bento, acompanhado do vice-presidente da instituição, Eleandro Alves e do advogado Gleidson Emanuel visitaram, na tarde de ontem (15.02) a comarca de Valparaíso, que faz parte do entorno de Brasília. Oficiais de Justiça das cidades de Luziânia, Cristalina, Novo Gama e Cidade Ocidental participaram do encontro e revelam que estão trabalhando em situações precárias e com falta de segurança.

“A região do entorno de Brasília é sofrida. A população é muito grande e o número de mandados expedidos é altíssimo. As condições de trabalho não são favoráveis. Fora da Comarca os servidores sofrem com a falta de apoio policial para o acompanhamento do cumprimento dos mandados e, dentro da comarca sofrem com a falta de equipamentos básicos e tão importantes para a realização do trabalho, como computadores, impressoras e scanner”, explica Moizés.

Outra dificuldade que os oficiais de justiça enfrentam é no deslocamento para o plantão regional. “O provimento da Corregedoria Geral do Estado diz que apenas uma comarca da região deve funcionar durante o plantão regional. Isso faz com que o servidor que está de plantão tenha que se deslocar da comarca em que está lotado, para cumprir plantão em outra unidade. O município Cristalina fica distante das outras comarcas. Neste caso, o oficial de justiça tem que percorrer mais de 210km, entre ida e volta, para poder realizar o seu plantão. Fora o que ele percorre, normalmente, para cumprir os mandados”, exemplifica.

O presidente garante que vai pedir, junto ao Tribunal de Justiça (TJ-GO) que medidas sejam tomadas em caráter de urgência. “Cerca de 20 oficiais estão se desdobrando para realizar um bom trabalho na região. O mínimo que se pode oferecer a esses servidores são as condições básicas para desempenhar um trabalho de qualidade e com segurança. É muito desgastante trabalhar com a sensação de risco eminente”, ressalta o presidente do Sindojusgo.

Durante o encontro, o oficial de Justiça Elvis da Cunha Pereira foi escolhido entre os colegas para ser o representante das comarcas da região, junto ao sindicato. “Fico feliz com apoio dos colegas e com a oportunidade de buscar melhorias para a nossa categoria e para a região do entorno, que é tão carente”, acrescenta Elvis.

Representantes do Sindojusgo vão realizar visitas ä outras comarcas do Estado para levantar os problemas enfrentados pelos servidores de cada região e também para estreitar o relacionamento e a comunicação entre a categoria. “Acreditamos que a união dos servidores só trará bons resultados para a categoria. A cada visita percebemos uma confiança em nosso trabalho. O reflexo disso é o aumento no núm
ero de filiações”, conclui o presidente.